fbpx
A evolução do varejo está no uso de dados. Você já investe nessa estratégia?

A evolução do varejo está no uso de dados. Você já investe nessa estratégia?

Um estudo realizado pela Snowflake Computing junto à Harvard Business Review revelou que empresas que utilizam dados para tomar decisões possuem mais chances de alcançar a longevidade. 

Mas enquanto 89% dos varejistas julgam que ter acesso a informações mais qualificadas ajudam a atender melhor as necessidades e expectativas dos clientes, 79% acreditam que elas favorecem a tomada de decisões com agilidade e 68% acham que os dados melhoram a eficiência em custos e processos, a pesquisa mostrou que apenas 5% deles orientam-se por dados.

Por que o número de empresas que utilizam dados ainda é tão baixo?

Se os gestores reconhecem que o antigo modelo do varejo já não é mais suficiente para o sucesso do negócio, por que a maioria ainda ignora a importância do uso de dados?

A resposta é simples: fatores humanos. A mesma pesquisa revelou que 44% dos varejistas não se veem preparados para interpretar e analisar esses dados, mais de um terço deles sentem resistência por parte da equipe interna e 29% dos participantes dizem que a culpa está nos processos.

Já é fato que aquele modelo de varejo em que a preocupação estava apenas em ter uma vitrine atrativa, prateleiras repletas de produtos, ambiente organizado e um vendedor sempre pronto para receber o cliente está ultrapassado. Hoje, as empresas precisam investir em soluções que as ajudem a conhecer melhor o seu consumidor e a desenvolver os seus processos internos.

Como fazer a empresa ingressar na era dos dados?

Um dos passos essenciais é investir em um software de gestão. A quantidade e a qualidade de informações estratégicas que essa ferramenta ajuda a reunir e organizar é fundamental para poder planejar com assertividade desde a administração do estoque até as ações voltadas para atrair e reter clientes.

Um software de gestão é um forte aliado para todos os tamanhos de empresas, desde as pequenas lojas até as grandes redes, com dezenas ou centenas de filiais. Inclusive, a unificação de uma rede de afiliadas em uma única ferramenta está entre as principais vantagens estratégicas de se investir nessa solução para desenvolver a gestão do negócio a partir do uso de dados.

Mas é preciso atentar-se a alguns pontos para escolher o software de gestão ideal para o seu negócio. Os principais são:

– Facilidade de integração com as soluções utilizadas atualmente em sua empresa;

– Disponibilidade de módulos que estejam de acordo com as particularidades do seu negócio;

– Facilidade no uso e no acesso a informações e relatórios;

– Ser uma solução disponível na nuvem, o que reduz custos por dispensar a necessidade de ter um servidor próprio;

– Estar de acordo e sempre atualizado com a legislação brasileira.

Agora voltamos à pergunta inicial: você já investe no uso de dados para melhorar os resultados do seu negócio?Convidamos você a conhecer o software de gestão da VarejOnline. Agende uma demonstração que entraremos em contato para que você conheça, na prática, as melhorias que a nossa ferramenta entrega para a gestão do seu negócio baseada em dados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Varejonline

Está à procura de um sistema de gestão que possa auxiliar você nas decisões do dia a dia?

Preencha os campos abaixo que, em breve, entraremos em contato.

Varejonline

Agendamento de Demonstração

Preencha o formulário e, em breve, entraremos em contato para agendar o melhor dia e horário para apresentarmos as nossas soluções.