Para ter um estoque “saudável” é preciso levar em conta várias etapas que demandam analisar seu fluxo de mercadorias, acompanhar informações variadas para tomada de decisões. Por exemplo: quantidade recebida x quantidade vendida, estoque atual x estoque em trânsito.
Estas variáveis são apenas algumas a serem levadas em conta na hora de administrar seu estoque com o intuito de minimizar os prejuízos e aumentar a rentabilidade da sua equipe ou negócio.
Para te ajudar nesta empreitada, a Varejonline separou algumas dicas essenciais para que você não se perca na gestão, confira:
- Determine o estoque mínimo dos produtos:
Você já deve ter ouvido falar “põe no mínimo 10 e no máximo 100”, não é mesmo? Fazer um cálculo hipotético pode prejudicar seu negócio e deixar a gestão de produtos desordenada. As dicas dos nossos especialistas são:
- Faça um relatório de vendas dos seus produtos. Nosso relatório de Análise de Vendas por Produto/Serviços vai te ajudar.
- Divida a quantidade vendida pelo número de dias analisados. Você pode exportar o relatório e usar uma fórmula de Excel se quiser.
- Multiplique o resultado pelo número de dias em que você recebe o produto após efetuar o pedido junto ao fornecedor
- Outra dica é usar no sistema até 3 (três) entidades para estoque: uma para a loja, uma para estocagem e uma para avarias.
O resultado disso será seu estoque mínimo (de segurança). O estoque máximo deve ser determinado por dois fatores:
- Sua capacidade de compra em R$;
- Sua capacidade de armazenamento
- Faça inventários cíclicos
Fechar a loja para “balanço” é algo impraticável no varejo atual. Porém, um estoque com quantidades divergentes no espaços físico e virtual também podem gerar vários problemas. Para isso, leve em consideração dois pontos:
- Faça inventários cíclicos, separando sua loja por partes ou elegendo categorias de itens para serem contados a cada semana. Defina um roteiro e faça pequenas contagens até que os erros sejam dirimidos
- Faça todos os processos virtuais. Se o produto entrou, movimente a entrada antes de vendê-lo; se o produto teve qualquer saída faça a operação (venda, transferência, baixa de consumo, etc.).
Varejonline te ajuda a organizar o estoque de forma rápida e produtiva
O Varejonline auxilia na operação e dá dicas para que você explore ao máximo o nosso ERP. Com ele, você é informado sobre o tempo de inatividade dos seus produtos. Em uma coluna chamada “TIE”, disponível no relatório de Análise de Vendas por Produto/Serviço, é possível visualizar há quanto tempo o produto não é movimentado.
Já usando o “Pedido de Compra”, você pode verificar o tempo de entrega, que lhe ajudará a analisar os custos previstos por você e os que foram praticados pelo fornecedor na entrega.
Há ainda a opção de “Balanço”, que reconhece a repetição de códigos. Com esta ferramenta, se você bipar várias vezes o mesmo código, o sistema saberá quantas unidades do item foram contabilizadas no arquivo.
É muito mais segurança para a gestão do seu estoque e produtividade para o seu negócio.
Saiba mais entrando em contato com os nossos consultores.