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O comportamento do consumidor brasileiro em números

O comportamento do consumidor brasileiro em números

A pesquisa Global Consumer Insight Survey 2018, da PwC, entrevistou 22 mil pessoas em 27 países para analisar características e tendências do consumo global, e apresentou dados importantíssimos sobre o Brasil.

Revelou que a intenção de compra da população aumentou, refletindo seu otimismo em relação à economia do país. Em 2018, 77% dos entrevistados já esperavam que a economia brasileira se mantivesse estável ou melhorasse no período.

Compras on-line no Brasil

Nos números relacionados ao país, destacam-se que 21% dos entrevistados fazem compras on-line semanalmente, maior número registrado desde 2014, sendo que 41% dos brasileiros utilizam seus smartphones para fazer compras, 30% deles preferem comprar via tablets e 58% optam pelos computadores.

O que o brasileiro compra mais: produtos ou experiências?

A pesquisa da PwC mostrou que os brasileiros investem 50% em cada opção. Ao optarem por experiências, eles preferem usar seu dinheiro em momentos a serem aproveitados individualmente. Inclusive, 37% dos consumidores dessa modalidade assumem que ter um tempo só para si é a principal razão que motiva esse tipo de gasto.

Categorias de produtos mais consumidas

Todas as classes de produtos no Brasil registraram aumento no consumo. Ao comparar os dados registrados em 2018 com os de 2014, observou-se que o número de consumidores que fizeram todas ou quase todas as suas compras pela internet aumentou 16% nos segmentos de vestuário e calçados, livros, músicas, filmes e videogames.

A internet revelou-se o principal meio de consumo para:

  • 34% dos brasileiros que compram livros, músicas, filmes e videogames
  • 27% das pessoas ao adquirirem equipamentos eletrônicos
  • 24% ao investir em saúde e beleza
  • 22% em vestuário e calçados
  • 19% em eletrodomésticos
  • 18% em equipamentos esportivos
  • 18% em móveis e utensílios domésticos
  • 16% em brinquedos
  • 15% em joias e relógios 
  • 13% em alimentos

O desempenho do franchising no Brasil

A diversidade do franchising, que oferece ao consumidor a possibilidade de comprar produtos e serviços de uma infinidade de setores em diferentes formatos de comércio, tem impulsionado sua retomada econômica. 

Em 2018, o segmento registrou um aumento de aproximadamente 7% no faturamento. Para 2019, a previsão é de que esse número seja ainda maior, com um crescimento de 10%.

O comportamento do consumidor na loja física

Outro estudo, realizado pela Lett e a Opinion Box, mostra que 64% das pessoas preferem fazer compras nas lojas físicas, enquanto 36% preferem comprar nas lojas on-line, considerando que os preços e benefícios sejam iguais nos dois ambientes. 

Mesmo estando em uma loja física, 28,5% dos compradores assumem que sempre pesquisam os preços na internet e 35,2% fazem pesquisas on-line para obter mais informações sobre os produtos de interesse.

Esses números mostram que hoje os consumidores estão mais omnichannel do que nunca. Isso reforça a ideia de que lojas físicas e on-line se complementam, e que devem aproveitar essa interação para investirem em ações que as integrem ainda mais, elevando a experiência do consumidor.

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