fbpx
Os números e as expectativas do setor de franquias para 2019

Os números e as expectativas do setor de franquias para 2019

As mudanças no quadro político, as expectativas de melhora na economia e o crescimento do setor de franquias em 2018 estão refletindo positivamente para este ano, de acordo com especialistas do mercado.

Em números divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das franquias obteve em 2018 um crescimento nominal de 7% da receita comparado a 2017. No quesito geração de empregos diretos, houve o aumento de 8% no mesmo período, o que significa um total de aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores contratados, incluindo contratos temporários e intermitentes.

Para as vendas a prazo em 2018, dados fornecidos pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontaram um crescimento de 2,8% em comparação ao ano anterior. Esse número representa a maior alta registrada para dezembro desde 2014, ano em que o índice alcançou 2,2%.

Projeções do setor de franquias para 2019

Com as expectativas da retomada do crescimento econômico para este ano, a ABF estima uma alta no faturamento para o setor de franquias que deve alcançar entre 8% e 10%.

Para a geração de empregos está previsto um aumento de 5%. A expansão de unidades deve registrar alta de 5% a 6%, enquanto o estimado para o número de redes deve subir 1%.

As previsões indicam também o aumento do consumo das famílias brasileiras. A intenção de consumo registrada em janeiro de 2019 subiu 5,1%, ultrapassando os 4,2% do mês anterior, dezembro de 2018. Esse aumento foi a maior alta mensal registrada desde janeiro de 2010.

Como aproveitar essas oportunidades de crescimento

A retomada do consumo das famílias brasileiras estimula o comércio a investir em novas formas de conquistar o interesse do público. A criatividade dos lojistas e as novas tecnologias encontradas nas lojas já estão chamando a atenção dos consumidores nos últimos anos.

Facilidades como a integração do e-commerce com as lojas físicas, que permitem aos clientes comprarem um produto na loja virtual e fazer a retirada na franquia mais próxima, e totens interativos, que aproximam o consumidor e a marca, são apenas dois exemplos entre várias possibilidades que devem ser exploradas para encantar o público.
Para avançar no setor de franquias com o apoio das novas tecnologias, um dos passos mais importantes é ter o suporte de um sistema de gestão que reúna todas as informações sobre suas lojas e os seus clientes, abrangendo desde a parte administrativa, financeira e contábil até os perfis de compras dos consumidores da sua marca.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Varejonline

Está à procura de um sistema de gestão que possa auxiliar você nas decisões do dia a dia?

Preencha os campos abaixo que, em breve, entraremos em contato.

Varejonline

Agendamento de Demonstração

Preencha o formulário e, em breve, entraremos em contato para agendar o melhor dia e horário para apresentarmos as nossas soluções.